Pular para o conteúdo principal

Vestibular UFBA


Aqui estão algumas dicas para os estudantes que irão prestar vestibular para os cursos oferecidos pela UFBA na Escola de Belas Artes.




Quem faz - Candidatos de artes plásticas, desenho industrial, licenciatura em desenho e plástica e superior de decoração. 

Como é a prova - A prova escrita tem dez questões sobre história da arte. Na prova prática de observação, os candidatos têm que reproduzir no papel com a máxima finalidade um modelo que fica no centro da sala. Depois, é hora de criar. A partir de um tema, os alunos fazem um desenho sobre o tema. "Eles podem usar qualquer técnica, de preferência a que eles mais dominem. Nossa exigência é que seja colorido", diz Onias Camardelli, coordenador do vestibular da Escola de Belas Artes. 

O que os examinadores esperam - Para Camardelli, os candidatos que já tenham opinião sobre o desenvolvimento histórico da arte levam vantagem. "Também tem que demonstrar criatividade, além de técnicas e conhecimentos básicos. O curso já requer a técnica, que será aprimorada na Escola". 

Dicas/Como se preparar - "Na prova de observação, o candidato tem que estar atento às proporções, à profundidade do modelo e à ilusão de profundidade que ele terá que passar para o papel", diz Camardelli. Na prova de criação, o aluno deve saber associar o tema às suas vivências. 

Quem já fez [e passou] - Maíra Saraiva, 21 anos, está no sexto semestre de desenho industrial. Para se preparar, fez o curso de desenho de observação durante quatro meses. "A prova não é muito difícil, mas pensei que fosse perder. Não precisa desenhar maravilhosamente bem, mas tem que ter uma técnica básica", diz. 

Para ajudar os estudantes a se preparar, ofercemos o curso de "Desenho para Vestibular", onde o candidato aprenderá as noções de desenho necessárias para fazer a prova de observação, bem como técnicas de pintura e desenvolvimento da criatividade para a prova de criação.



Oferecemos também curso teórico de História da Arte para a prova escrita.




Os cursos oferecem ainda simulados das provas com todo o material semelhante ao do teste.




Não perca a chance de se preparar com antecedência e chegar tranquilo ao "dia D".




www.companhiadapintura.com.br 

Pituba - 3344-3423 / Barra - 3012-5973.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lápis de Cor - A Técnica Subestimada.

É interessante a reação de alguns alunos adultos quando falo que vamos fazer um exercício com lápis de cor. Reparo, logo que começo a explicar os materiais que devemos utilizar e mostrar referências de artistas que se especializaram nessa técnica, a surpresa das  pessoas. "Nossa! Isso foi feito com lápis de cor?", "Pensei que era uma pintura à óleo", "Achei que lápis de cor só servia para crianças". De fato, utilizamos os lápis de cores principalmente na infância, mas não porque sejam primitivos ou menos nobres que as outras técnicas de pintura e sim porque entre suas vantagens estão: não são tóxicos, não sujam o local como as tintas, não precisam secar. Essas qualidades, desejadas por qualquer professora de artes ou mãe que lida com crianças e sabe a meleira (desastre!) que eles podem causar na escola/casa, fazem com que sejam utilizados principalmente nessa idade.





Vale ressaltar que essa técnica permite vários estilos artísticos e pode ser usada em vár…

A intervenção da arte na síndrome de Down

A arte cada vez mais tem sido instrumento de apoio a vários tipos de terapias e tratamentos de saúde. 
Temos hoje o apoio da Arteterapia para auxiliar pessoas que sofreram AVC, que  por algum motivo estão com sua coordenação motora comprometida, que nasceram com alguma limitação etc.
A qualidade de vida para essas pessoas está mais do que nunca ligada à melhora do seu quadro de saúde total. Se você exclui alguém que tenha deficiência de qualquer tipo está piorando seu equilíbrio emocional e físico. Por outro lado, se você o trata com respeito, carinho, atenção e integração logo se vê sua melhora e seu bem-estar físico e emocional.
Entende-se por bem-estar emocional o equilíbrio entre as emoções, os sentimentos e os desejos. O bem-estar emocional está relacionado diretamente com a saúde mental e física, e com o conceito de identidade entendida como um conjunto de características físicas, mentais e psicológicas que vão se desenvolvendo ao longo da vida e que configuram nossa personal…

Novo curso de "Croqui de Arquitetura"

Novo curso com duração de 6 meses apenas. Focado no estudo das perspectivas de 1, 2 e 3 pontos. Também serão abordadas técnicas artísticas como nanquim, lápis de cor e aquarela.

Ligue e garanta sua vaga!

Investimento - R$ 240,00 a mensalidade (material das aulas incluso) + taxa de matrícula R$ 60,00.

#curso#aulas#desenho#croquis#arquitetura