Pular para o conteúdo principal


A VALORIZAÇÃO DA ARTE



"Retrato" - Aluna Mariana Melo


 Atualmente, a arte voltada para a educação e desenvolvimento do indivíduo, para a formação de seu senso crítico e afetivo está sendo desvalorizada.

Muitas vezes as pessoas não são incentivadas a buscar dentro de si algo novo e criativo e sim a apreciar as grandes obras de arte e não despertar a sua capacidade criadora.

Para que isso ocorra, a Companhia da Pintura vem fazendo uso das linguagens artísticas visuais, que são carregadas de sentidos e fazem parte da condição humana, para desenvolver nos alunos a capacidade de se relacionar, de sentir e de assumir uma consciência crítica e criadora.

As aulas de Arte Infantil, Desenho Artístico, Pintura em tela e Mangá, assim como os professores, não visam à formação de pintores, escultores ou peritos em artes, mas buscam ampliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos tornando-os indivíduos criativos e dinâmicos inseridos no contexto da sociedade.

Nas aulas de Desenho artístico, Mangá e de Pintura em tela os professores oferecem para seus alunos a maior diversificação possível de materiais, fornecendo suportes, técnicas, bem como desafios que venham favorecer o crescimento dos mesmos, além de ter consciência de que um ambiente estimulante depende desses fatores colocados, permitindo a exploração de novos conhecimentos. 

No curso de Arte Infantil procuramos dar importância e valorizar a arte desde o início da vida da criança, pois, sabemos que o universo infantil tem que ser estimulado, desafiado, confrontado de forma que venha enriquecer as próprias experiências dos pequenos. 

Os trabalhos de artes devem ser considerados um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem, bem como uma espécie de documento que registra a evolução da criança. 

A criança ao produzir um trabalho artístico desenvolve a auto expressão e atua de forma efetiva com o mundo opinando, criticando, sugerindo através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos etc.

Nas aulas levamos os alunos a se interessarem pelas produções que são realizadas por ele mesmo e por seus colegas, bem como por diversas obras consideradas artísticas a nível regional, nacional e internacional, pois uma vez por mês as crianças tem aula de História da Arte e aprendem um pouco sobre os registros artísticos de seu tempo e de diversos períodos da humanidade.


Diante disto, nosso objetivo é provar que a arte é para todos, você não precisa ter “dom” para poder desenhar, pintar e se expressar artisticamente. Nossos cursos são voltados tanto para quem já tem alguma bagagem artística quanto para quem nunca desenhou nem pintou. Venha descobrir seu lado artístico  e faça parte também deste maravilhoso universo da arte!

Cláudia Reis.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lápis de Cor - A Técnica Subestimada.

É interessante a reação de alguns alunos adultos quando falo que vamos fazer um exercício com lápis de cor. Reparo, logo que começo a explicar os materiais que devemos utilizar e mostrar referências de artistas que se especializaram nessa técnica, a surpresa das  pessoas. "Nossa! Isso foi feito com lápis de cor?", "Pensei que era uma pintura à óleo", "Achei que lápis de cor só servia para crianças". De fato, utilizamos os lápis de cores principalmente na infância, mas não porque sejam primitivos ou menos nobres que as outras técnicas de pintura e sim porque entre suas vantagens estão: não são tóxicos, não sujam o local como as tintas, não precisam secar. Essas qualidades, desejadas por qualquer professora de artes ou mãe que lida com crianças e sabe a meleira (desastre!) que eles podem causar na escola/casa, fazem com que sejam utilizados principalmente nessa idade.





Vale ressaltar que essa técnica permite vários estilos artísticos e pode ser usada em vár…

A intervenção da arte na síndrome de Down

A arte cada vez mais tem sido instrumento de apoio a vários tipos de terapias e tratamentos de saúde. 
Temos hoje o apoio da Arteterapia para auxiliar pessoas que sofreram AVC, que  por algum motivo estão com sua coordenação motora comprometida, que nasceram com alguma limitação etc.
A qualidade de vida para essas pessoas está mais do que nunca ligada à melhora do seu quadro de saúde total. Se você exclui alguém que tenha deficiência de qualquer tipo está piorando seu equilíbrio emocional e físico. Por outro lado, se você o trata com respeito, carinho, atenção e integração logo se vê sua melhora e seu bem-estar físico e emocional.
Entende-se por bem-estar emocional o equilíbrio entre as emoções, os sentimentos e os desejos. O bem-estar emocional está relacionado diretamente com a saúde mental e física, e com o conceito de identidade entendida como um conjunto de características físicas, mentais e psicológicas que vão se desenvolvendo ao longo da vida e que configuram nossa personal…

Novo curso de "Croqui de Arquitetura"

Novo curso com duração de 6 meses apenas. Focado no estudo das perspectivas de 1, 2 e 3 pontos. Também serão abordadas técnicas artísticas como nanquim, lápis de cor e aquarela.

Ligue e garanta sua vaga!

Investimento - R$ 240,00 a mensalidade (material das aulas incluso) + taxa de matrícula R$ 60,00.

#curso#aulas#desenho#croquis#arquitetura